quarta-feira, 2 de maio de 2007

Casa de Vila Pouca




CASA DE VILA POUCA
Muito próximo da vila de Resende, fazendo confrontação com as quintas do Sais e do Paço, em lugar bastante descampado, situa-se um dos mais belos solares da freguesia de Resende, do século XVIII, a “Casa de Vila Pouca”.
Possivelmente no mesmo local existiu um solar medieval.
É constituída por quatro alas ou pavilhões, com pátio interior à maneira de claustro, amplo terreiro com jardim, uma entrada luxuosa para o salão nobre, com escada dupla e balaustrada. Por cima de uma outra porta do solar, mais central, encontramos o brasão de armas da família.
Anexa à casa, existe uma capela dedicada a Nossa Senhora da Conceição, com uma riquíssima frontaria com estilo barroco.
A casa e a quinta de Vila Pouca, que no passado foi pertença da família Borges Botelho, depois dos Teixeiras Pintos, é actualmente da senhora D. Maria Helena Osório de Castro Teixeira de Magalhães. Parece ter esta casa, tantas janelas e portas, tantos, quantos os dias do ano.

2 comentários:

Pedro Teles disse...

As três famílias de que faz referência são uma só:
- D. Maria Helena de Sales Osório de Castro Teixeira de Magalhães, filha de
- D. Abílio Mendes Teixeira de Magalhães, filho de
Maria da Piedade Teixeira Pinto, filha de
- João Teixeira Pinto, filho de
- Diogo Luís Borges de Calvos Teixeira Pinto
- etc..

osório disse...

Diogo Luiz Borges de Calvo Teixeira Pinto era pai do Dr. João Teixeira Pinto de Vasconcelos, natural de Resende, fidalgo de Carosa, da Quinta de Carosa, freguesia de Cambres, junto a Lamego, aonde casou.
Teve também (pelo menos) a Dr. José Manuel Teixeira Pinto, morgado da Quinta de Vila Pouca.

O Dr. João Teixeira Pinto de Vasconcelos teve a Maria da Piedade Teixeira Pinto e também (pelo menos) a José Maria Teixeira Pinto de Gouveia Vasconcelos, que casou com D. Maria José Borges de Carvalho Vasconcelos. A Casa de Vila Pouca foi-lhe oferecida como dote de casamento, por seu tio.