quarta-feira, 2 de maio de 2007

Casa da Torre

CASA DA TORRE
A Casa da Torre encontra-se situada na freguesia de Anreade, é dos solares mais bonitos e bem situados de todo o concelho de Resende.
Está localizado no meio de uma grande quinta com vista panorâmica para o rio Douro.
Tem uma capela particular com um riquíssimo oratório, de dourado barroco, em estado de conservação impecável. O oratório pertenceu ao antigo Convento da Avé Maria, no Porto, onde hoje se encontra a Estação de S. Bento.
Na porta principal, está a data de 1800. Estamos a falar no edifício recente, antes deste, existiu outro antigo, que estava implantado mais à frente, onde agora se vê um campo de ténis. O anterior terá sido destruído por um grande incêndio que ali se deu.
O solar está muito bem cuidado e mobilado, pertence actualmente ao casal Dr. Rui de Oliveira e Dra. Maria José da Fonseca Correia Teles, médicos na cidade do Porto.
O brasão em tapeçaria bordada, que está na entrada principal, mostra as armas dos Correias e Sás, da Casa da Portela, em Tendais.
Este brasão deve ter vindo para esta casa com algum membro da referida família que ali casou, já que o verdadeiro brasão da Casa da Torre era dos Pintos Machados, a cuja linhagem sempre pertenceu.
O verdadeiro brasão da família Pintos Machados encontra-se actualmente na Casa do Outeiro. Terá sido para ali levado no século XVIII, quando se deu o incêndio na Casa da Torre.
A Casa da Torre possui no Rio Douro muitas pesqueiras privadas, tais como: Ressolhos, Volta, Bulhos, Brava, Galinheiro, Ilha, Malhão, Fraguil e Savelheira.



2 comentários:

Pizzicato disse...

Pois uma visita à própria Quinta do Outeiro só viria enriquecer os posts deste blog. Possui ela um dos mais belos jardins de toda a região, com gruta, lago, ponte, e caramanchão com vista para o rio Douro.

José Duarte disse...

Sem dúvida um jardins dos mais belos da região.

Posso dizer que brinquei muito mas mesmo muito naquele jardim, pois era um dos antigos proprietários da quinta do outeiro.

Boas memórias mesmo. Saudade do meu paraíso.